Atenção, catarinenses e litorâneos! Acontece nesta sexta-feira (16/08) a terceira edição do Sarau da Praça de Itajaí, evento que foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura no ano passado e vai trazer muitas atrações para o público em 10 datas distribuídas ao longo 2019. E a proposta é simples: levar música, artesanato, oficinas e diversas atividades para as praças da cidade com a intenção de fomentar, instigar, inspirar, convidar e ‘cocriar’ arte e cultura nos espaços públicos do município.
Marcado para começar às 14h em frente à Casa de Cultura Dide Brandão, no Calçadão da Hercílio Luz, o Sarau da Praça tem confirmado cada atração marcada na página do evento no Facebook, que você pode visitar clicando aqui. Por quatro horas ininterruptas, quem estiver por lá estará cercado de música, exposições, poemas, intervenções, feirantes, declamações de texto e malabares.
E quem puder repetir a dose, ou por acaso não puder comparecer, terá outra chance no domingo (18/08), no mesmo horário, mas desta vez nos Molhes da Barra, que fica na região da Praia do Atalaia.
Com influências que transcendem do erudito ao rock e do gypsy ao jazz, o som ficará por conta da Oros Boros, projeto artístico independente de música autoral que se destaca na região (e fora dela) há mais de dois anos. Formada por William Fedrizzi (violoncelo e guitarra), Gabriel Menim (contrabaixo acústico e malabares), Hyndira Borba (castanholas, snujs e washboard) e Ruan Carlos (saxofones, flauta transversa e guitarra), o quarteto já se apresentou fora do país e rodou muitas cidades por conta própria com o único objetivo de compartilhar melodia e harmonia de uma forma que só eles sabem fazer.
E de quebra, a Kombi CRMK estará mais uma vez presente no evento com seu palco aberto itinerante que já viajou boa parte do país e da América do Sul em seus quase cinco anos de existência compartilhando arte e muita troca de energia nas jams improvisadas.
Outra atração confirmada é Márcio Fulber, que também virá do Rio Grande do Sul para apresentar ao público seu disco ‘A Saga do Artista de Rua", pertencente ao estilo Dixieland, considerado o primeiro subgênero de Jazz. A performance ao vivo de suas composições terá a companhia de Bernardo Boz Caitano no violão, Ru An no saxofone e Gabriel Menin no contrabaixo.
Quem também vai abrilhantar o encontro novamente é Luciana Siebert, Fá Centena e Giulia Ciprandi, escritora de poemas falados e declamadora de poemas escritos. Seus textos falam do feminino, do feminismo, de amor, de política e de introspecção. Nas primeiras edições do Sarau, ela declamou ‘O Irreversível Ato da Criação’, que aborda os temas do nascimento, da maternidade e da existência.
Eventos anteriores
O projeto estreou no primeiro fim de semana de julho, também com edições na sexta e no domingo. Na ocasião, estiveram presentes com a Oros Boros os artistas da Cia Circo Pirata Show, Kombi CRMK e Cabrito Roots. Os encontros também foram marcados pela oficina de malabares de Gabriel Menin, pelas declamações de Giulia e por exposições com as obras de Gustavo Dib, Rosiane Serafim, Hyndira Borba, Lu Siebert, Fá Centena e Zafia Bustamante Moreira, que também atendeu aos pequeninos com pintura facial no rosto das crianças e surpreendeu os adultos seu brechó exclusivo que leva de cidade em cidade peças inovadoras que são criadas e refeitas de acordo com cada lugar onde ela passa.
Além das edições deste fim de semana, estão programados mais seis encontros até outubro deste ano. Vê se não perde. Prestigie os artistas de sua cidade e vamos unir as forças para elevar a arte ao patamar mais alto possível, que é o lugar onde ela merece ficar.
Compareça.
Comments