top of page
Foto do escritorDane Souza

Yellow Box completa 12 anos sem tirar

Atualizado: 12 de ago. de 2019


Se pelos anos de estrada o grupo se encaminha para a adolescência, no palco eles já estão bastante experientes. Já são 12 anos sem tirar o pé do freio, com gás pra muito mais. Conheci a Yellow Box em 2012, na produção com alguns colegas de um documentário pra faculdade. Na época, Bruce Marques (guitarra e voz), Rodrigo Ramos (baixo e voz) e Américo Lucas (bateria e voz) estavam há pouco tempo no formato de um trio. Poucos meses depois de lançar o primeiro disco, o vocalista Guilherme Kikuchi se afastou da banda para se dedicar a outros projetos e as músicas de ‘This Side Up’ foram divididas entre as vozes dos três integrantes nas apresentações ao vivo.

“Nossos primeiros shows como trio foram em Jaraguá do Sul e Blumenau”, revela Bruce, que também recorda que a banda lançou o videoclipe de “Up and Down” enquanto Rodrigo morou temporariamente na Coréia do Sul. “Sem o Ramos, participamos do FUCCA com o Sérgio Miranda no baixo, na mesma noite que tocou a Cachorro Grande. No fim de 2013, quando ele voltou, repensamos algumas estratégias e terminamos outra peça visual”, ele completa. Dirigido por Thábata Ferraz, responsável pelos três videoclipes da banda, “Leave This Town” foi ao ar em abril do ano seguinte e o grupo seguiu tocando com a agenda cheia nos fins de semana daquela temporada.


Foi nessa época que eles colocaram no calendário o Rock This Beach, festival que acontecia no Soul Beach da Praia Brava. O evento juntava sempre três bandas parceiras da região e as sete edições da festa reuniram Helvéticos, Ninguém Sabe, Ou3tórya, Scarlett, Vlad V, The Headcutters, Gunabera, Lenzi Brothers, Caledonia Fuzz, Psy War e Centro da Terra, com a Yellow Box sempre presente de anfitriã. Porém, em uma das festas, ela não tocou. Em um período em que os organizadores tiveram alguns desentendimentos e o dono do estabelecimento tomou provisoriamente a marca, rolou uma RTB 'pirata', que mesmo não-oficial, também acabou enchendo a casa.

Ao lado da Cliffest, residente em Porto Belo, a interação que acontecia entre os músicos na Rock This Beach foi um dos principais impulsos para que a gente montasse a BOI (Bandas Organizadas Independentes) no final de 2014. E nos eventos do coletivo que aconteceram depois disso, a Yellow Box gradativamente nos apresentava músicas novas, que terminariam inclusas no segundo álbum.

Nesta pegada, era o começo de tarde de um domingo quando amigos e conhecidos do grupo foram convocados para figurar na gravação de "Everything's Alright", uma das faixas mais animadas já gravadas pelo trio.

De acordo com depoimentos presentes no mini-doc que você pode assistir logo abaixo, 'Dirty Secrets' começou a ser registrado nas casas do Américo e do Ramos. Lançado em julho de 2017, o CD foi gravado e produzido no Estúdio J, que é de propriedade do Japa, primeiro vocalista da banda. O processo reaproximou os integrantes, que nunca estiveram afastados 'de espírito', e não demorou para que a formação original fosse retomada.

No show de apresentação do disco, que aconteceu na Casa da Cultura Dide Brandão, o trio mostrou suas 11 músicas novas e terminou a noite como um quarteto. Para o bis, sete faixas do primeiro álbum complementaram o repertório com o retorno oficial de Japa nos vocais e na guitarra.

"Não sabemos o que vai acontecer daqui pra frente, mas no campo autoral, sempre fomos nós quatro. Japonês aqui, em São Paulo ou no Japão, vai ser sempre da banda. Gravando, compondo, produzindo ou tocando com a gente", Bruce comenta. "Começamos em agosto de 2006, ainda com o Danilo Gonçalves na bateria. E por coincidência, comemoramos o aniversário da Yellow Box sempre junto com o do Woodstock", ele completa. De fato, não consigo encontrar melhor referência.

A Yellow Box é uma das atrações do próximo Festival Rock’n’Beer, dia 16 de setembro, e tem duas datas já programadas para Balneário Camboriú, no Das Antiga, nos dias 8/09 e 19/10, além de uma apresentação no Confraria Rock’n’Roll, de Itajaí, marcada para o dia 6 de outubro. E ainda de quebra, o grupo tem participado de eventos particulares e pode ser contratado para trilhar casamentos, aniversários ou qualquer festa privada.

Programe-se e confira ao vivo tudo isso que está escrito e mais um pouco. Siga a banda no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, escute as músicas novas nas plataformas digitais e para se aquecer e cantar junto, dá um play no vídeo abaixo e acompanhe em full-time como foi o lançamento do último álbum.



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page