A cidade de Navegantes (SC) recebeu no primeiro semestre a segunda edição de seu Festival de Bandas Independentes. Realizado pela Escola de Música ‘É O Som’, o evento contou com aproximadamente 40 artistas inscritos e trouxe o cantor Gazu para se apresentar no dia da grande final.
Marcada para o dia 6 de maio, a decisão aconteceu na Praça da Praia Central e também escalou alunos da escola para tocarem ao público enquanto não chegava a hora da competição entre os finalistas.
Antes do ex-Dazaranha subir ao palco, a atração principal foram as 10 bandas classificadas que executaram duas músicas autorais cada em frente a um grupo qualificado de jurados. De acordo com eles, não foi fácil selecionar um ganhador, mas a grande vencedora foi a HerméticcA, de Itapema (SC), com as músicas “Diga Garota” e “O Transe”.
“A gente mudou de formação no início do ano, nosso antigo guitarrista resolveu seguir novos projetos e precisávamos de um cara novo para substituir e finalizar algumas datas”, revela o vocalista Teteu Caetano. Foi assim que eles encontraram Maurício Loureiro, que estava fora da Ou3tórya e que havia tocado com a Grr’over ao longo dos últimos meses. “A ideia era ver como estava rolando a recepção da galera com nossos sons próprios, mas a gente acabou ganhando e resolvemos voltar a nos dedicar ao som autoral”, ele complementa.
A HerméticcA tem no currículo um EP lançado em 2016, mas conta também com um tributo ao Led Zeppelin como carta na manga para sobreviver ao mercado, que nem sempre (ou quase nunca) se interessa na cena regional. Com o título do festival, o grupo ganhou novos instrumentos e a gravação de uma nova música em estúdio profissional.
Também estiveram na final as bandas Planeta J, de Itajaí; Próspera e Square Brothers, de Balneário Camboriú; Tríade, de Tubarão; Lost Pines, de Brusque; Espírito Rasta, de Barra Velha; Pé de Bruxa, de São Francisco do Sul e Capitão Caos, de Navegantes, além de Ricardo Batista (da Batêra Turbinada) com o grupo UsTop 80, que terminaram com a segunda colocação.
Dias antes de entrar no estúdio para gravar a faixa recebida como prêmio, o compositor da HerméticcA nos adiantou alguns detalhes sobre ela. “Vai se chamar ‘As Máquinas’, de autoria dos quatro integrantes, com instrumental criado pelos três e a letra escrita por mim. A ideia é lançar ela como um single no final de junho”.
E ela já foi lançada. Demoramos um pouco para publicar o texto e você já pode escutar a música, basta seguir a banda em suas mídias sociais. O grupo tem conta no Instagram, no YouTube e também uma página no Facebook para manter o público informado.
Sobre o festival, vale ainda mencionar o crédito para Rafael Sedrez da Silva, proponente do evento, que teve apoio da Empresa Portonave e patrocínio da Fundação Cultural de Navegantes, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
コメント